Carro voador decola da sua garagem ao apertar um botão

Fotos: Divulgação/iFLY Next

Este veículo voador eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical usa energia elétrica para pairar, decolar e pousar verticalmente) foi projetado para decolar direto da sua garagem. Ao contrário da maioria dos eVTOLs, o iFly não é um táxi aéreo, mas um transporte pessoal que voa para locais específicos com o apertar de um botão.

A ideia de um táxi aéreo eVTOL é legal. Mas a ideia de um veículo voador individual, estacionado na garagem de casa e pronto para levá-lo a qualquer lugar, é sensacional. Enquanto a maioria dos eVTOLs está trabalhando em direção ao mercado de táxis comerciais e serviços de entrega, o conceito iFly, da Next, está atraindo seus proprietários individuais.

+ Conheça o Volocopter: eVTOL será táxi aéreo nos Jogos Olímpicos de 2024 de Paris

+ Quer morar no mar? Este cruzeiro residencial oferece essa experiência a partir de R$ 5 milhões

+ Essa aeronave elétrica decola como helicóptero e pousa como avião. Conheça!

Veículo eVTOL. Fotos: Divulgação/iFLY Next
Veículo eVTOL. Fotos: Divulgação/iFLY Next

“É um desvio da fórmula do Uber atualmente usada como modelo de negócios pela maioria das empresas iniciantes de táxi aéreo”, disse o fundador e CEO da Next, Dave Verkade.

Na garagem da sua casa

A variação faz sentido, uma vez que o iFly de assento único tem utilidade limitada como táxi, enquanto seu tamanho compacto e facilidade de uso se adaptam à operação pessoal.

A Next espera até mesmo classificá-lo como Ultraleve motorizado, o que significa que os proprietários não precisariam de uma licença de piloto para operá-lo.

O veículo se conecta a um aplicativo com uma função de mapa. Toque em um lugar no mapa e o iFly irá para lá. Oito rotores em quatro guardas de proteção fornecem sustentação e empuxo.

Enquanto isso, um sistema de controle de voo evita obstáculos, define um curso e calcula o vento e a altitude. Um modelo em escala completou vários voos de teste de “prova de conceito”, de acordo com a Next, mas a empresa ainda não divulgou as informações projetadas de velocidade e alcance.

Então, os recursos de segurança começam com o sistema de controle de voo, que avalia constantemente as informações de voo e a carga da bateria.

Se detectar que o eVTOL não pode alcançar seu destino com a energia disponível, ele retornará para casa ou pousará na área de pouso disponível mais próxima. Além disso, possui oito motores individuais, permitindo que fique no ar mesmo se um falhar, e há um pára-quedas para emergências.

Por fim, essas características de voo dão ao iFly um apelo além do pessoal. “Um dos nossos principais nichos será para socorristas que oferecem suporte avançado de vida durante situações críticas”, diz Verkade. “Nossas características de voo nos posicionam de maneira única para fornecer essa capacidade no setor de tecnologia eVTOL.”

Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site  www.desejoluxo.com.br 

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Táxis voadores estão chegando e só falta resolver uma coisa: onde eles vão pousar?

+ O primeiro serviço de táxi aéreo totalmente elétrico será lançado ano que vem

+ Harley-Davidson relança moto elétrica LiveWire com um preço ainda mais atraente

+ Casal compra helicóptero usado e o transforma em trailer. Veja só!

Back to top